SAFETYLIT WEEKLY UPDATE

We compile citations and summaries of about 400 new articles every week.
RSS Feed

HELP: Tutorials | FAQ
CONTACT US: Contact info

Search Results

Journal Article

Citation

Carvalho da Silva Filho O, Assis SG, Avanci JQ. Cad. Saude Publica 2020; 36(7): e00064120.

Vernacular Title

Saúde mental infantojuvenil e desastres: um panorama global de pesquisas e intervenções

Copyright

(Copyright © 2020, Escola Nacional De Saude Publica)

DOI

10.1590/0102-311x00064120

PMID

32638879

Abstract

Saúde mental infantojuvenil e desastres são os conceitos basilares que norteiam o tom e o contexto de An International Perspective on Disasters and Children’s Mental Health, livro sem tradução para o português. Partindo da abordagem de diferentes desastres globais por heterogêneos grupos de pesquisa e equipes de intervenção, é tecida uma perspectiva internacional sobre a relação entre eventos traumáticos em larga escala e saúde mental de crianças e adolescentes. A produção do livro é inspirada em pesquisas norte-americanas desenvolvidas após o atentado de 11 de setembro. O livro, contudo, permite democraticamente 1 que vozes do Norte e do Sul relatem múltiplas histórias e intervenções em saúde mental infantojuvenil após catástrofes mundiais vivenciadas nas últimas décadas.

Desastres são explicados como eventos traumáticos em larga escala, como catástrofes naturais, guerras e acidentes, capazes de afetar os sujeitos individual e coletivamente, ou seja, em suas histórias de vida e de maneira micro e macrossociais. Embora não seja possível predizer precisamente tais eventos, mudanças ecológicas, desigualdades sociais e múltiplas violências são contextos que servem de alerta para sua ocorrência.

Partindo de uma perspectiva ecológica e desenvolvimental para abordar as questões de saúde debatidas no livro, os autores enfatizam aspectos biológicos, comportamentais e sociais 2 num continuum do curso de vida individual, em que fatores pré, peri, pós-natais e que seguem todo o ciclo de desenvolvimento, da infância à velhice, são compreendidos longitudinalmente. O enfoque na saúde mental se dá por sua grande carga de morbimortalidade no mundo, pela correlação comórbida entre as dimensões física e mental e por ser mais sensível às influências da (des)organização social.

A correlação entre os dois conceitos índices do livro segue esta premissa: desastres podem influenciar diretamente a saúde mental de um indivíduo, sendo também sua saúde mental, ao longo da vida, uma proxy da repercussão desses desastres em sua comunidade. Os autores discutem o grande impacto que os desastres representam para a saúde mental de crianças e adolescentes pela vulnerabilidade e dificuldade de compreensão que apresentam e pelas repercussões não apenas imediatas, mas a médio e longo prazo, sejam para si, familiares, pares e eventuais descendentes.

Composto por vinte capítulos e organizado em oito partes, a obra objetiva fornecer informações que podem ajudar comunidades e colaborar com intervenções em saúde mental infantojuvenil durante e após grandes emergências. Nesse sentido, o conteúdo apresentado propõe-se a incentivar estudos e a fomentar políticas públicas de proteção para crianças e adolescentes ...


Language: pt

NEW SEARCH


All SafetyLit records are available for automatic download to Zotero & Mendeley
Print