SAFETYLIT WEEKLY UPDATE

We compile citations and summaries of about 400 new articles every week.
RSS Feed

HELP: Tutorials | FAQ
CONTACT US: Contact info

Search Results

Journal Article

Citation

de Melo RA, e Silva AKAG, De Oliveira MMA, Almeida TKP, Gama TCDCL, Fernandes FECV. Rev. Pesqui. Cuid. Fundam. (Online) 2019; 11(2): 297-303.

Vernacular Title

Sintomas depressivos em grupos de terceira idade

Copyright

(Copyright © 2019, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem)

DOI

10.9789/2175-5361.2019.v11i2.297-303

PMID

unavailable

Abstract

Objetivo: Identificar a ocorrência de sintomas depressivos a partir da Escala de Depressão Geriátrica em idosos participantes de centros e grupos de convivência de idosos no município de Petrolina-Pernambuco. Métodos: Estudo transversal com 185 idosos. Aplicaram-se três instrumentos estruturados e semiestruturados, incluindo a Escala de Depressão Geriátrica. Utilizou-se a estatística descritiva e o modelo logit com apresentação do odds ratio. Os testes de Kruskal Wallis e Mann Whitney foram aplicadas para avaliação do escore da escala. Adotou-se nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. Resultados: Observou-se ocorrência de 36,2% de sintomas depressivos nos idosos ativos. O modelo multivariado apresentou o sexo (homens OR=0,31; p-valor=0,043) e a percepção de saúde (ruim OR=10,27; p-valor=0,001) como fatores associados à depressão. Conclusão: Há necessidade da implantação de estratégias de prevenção para enfrentamento de depressão na pessoa idosa nos fatores que estiveram associados à sua ocorrência.


Language: pt

NEW SEARCH


All SafetyLit records are available for automatic download to Zotero & Mendeley
Print