SAFETYLIT WEEKLY UPDATE

We compile citations and summaries of about 400 new articles every week.
RSS Feed

HELP: Tutorials | FAQ
CONTACT US: Contact info

Search Results

Journal Article

Citation

Sales CCF, Da Silva LFF, Dos Reis LM, Decesaro MDN, Marcon SS, De Oliveira MLF. Rev. Pesqui. Cuid. Fundam. (Online) 2019; 11(2): 510.

Vernacular Title

Risco social de familias de usuários de drogas internados por trauma físico

Copyright

(Copyright © 2019, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem)

DOI

10.9789/2175-5361.2019.v11i2.510-516

PMID

unavailable

Abstract

Objetivo: Classificar o risco social de famílias de indivíduos internados por trauma físico e usuários de drogas, investigados como eventos sentinela. Métodos: Estudo exploratório-descritivo, realizado em um centro de assistência toxicológica do Paraná, com 30 eventos sentinela - indivíduos internados com diagnóstico de trauma físico associado à intoxicação por drogas de abuso, no período de abril a setembro de 2014. Instrumentos de coleta de dados foram um roteiro para entrevista semiestruturada e a Escala do Risco Familiar de Coelho e Savassi, respondidos por um familiar informante-chave. Os escores foram analisados descritivamente. Resultados: A pontuação dos escores da Escala de Risco Familiar indicou 19 famílias em risco social, sendo nove com Risco máximo, e famílias com percentuais sociodemográficos de camadas populares da população. Conclusão: Tempo de uso das drogas de abuso, desemprego e baixo vínculo social dos eventos sentinela, influenciaram os índices de risco familiar.

Palavras-chave

Drogas ilícitas; Intoxicação alcoólica; Vulnerabilidade social; Centro de controle de intoxicações; Enfermagem em saúde comunitária.


Language: pt

NEW SEARCH


All SafetyLit records are available for automatic download to Zotero & Mendeley
Print